1
novo mundo
BIENAIS

Bienal de São Paulo apresenta lista dos webartistas brasileiros
Por Trópico

Depois de divulgar a relação de webartistas escolhidos por Rudolf Frieling, curador do ZKM para o setor de webarte da Bienal de São Paulo, que não incluía brasileiros, a instituição anunciou agora a delegação nacional, escolhida pela pesquisadora de arte e mídia Christine Mello. Os trabalhos serão apresentados de forma integrada em um setor específico de arte on line, dividido em dois núcleos (internacional e brasileiro).

Os convidados são:

Lucas Bambozzi
Ricardo Barreto
Giselle Beiguelman
Enrica Bernadelli
Diana Domingues
Kiko Goifman
Lucia Leão
Artur Matuck
Jurandir Muller
Gilbertto Prado

De acordo com Christine Mello, o critério de seleção dos artistas foi a aposta na diversidade de linguagens, procurando apresentar um conjunto de “propostas que exploram as múltiplas relações e as marcas de transgressão proporcionadas pelas variadas ferramentas e linguagens oferecidas pela rede, como softwares e sistemas abertos de navegação no ciberespaço”.
A curadora é doutoranda em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, com orientação de Arlindo Machado e desenvolve estudos sobre o vídeo no Brasil. Faz acompanhamento e leitura crítica de artistas multimeios, assim como projetos curatoriais relacionados à mídia eletrônica-digital.
Recentemente fez a pesquisa e roteiro do documentário “A Poética de Philadelpho Menezes”, foi membro do júri oficial da “15a. Mostra de Vídeo Brasileiro de Santo André” e co-curadora da mostra de vídeo Cultura em Trânsito da Casa das Rosas. Foi uma das finalistas do II Prêmio Cultural Sergio Motta, com a pesquisa “Extremidades: Vídeo no Brasil”.

Trópico

 
1