2

Se a imprensa passar a usar o número de pessoas recentemente conectadas como avaliação mais correta de população, o número de usuários se reduziria substancialmente; se os padrões setoriais para o registro de “unique visitors” forem adotados (presumindo que esses números estejam disponíveis), a população reportada provavelmente se reduziria por duas ordens de magnitude.

Se o crescimento não atingir os valores atualmente reportados (e não atinge), então o valor de escassez estará sendo superestimado, e se esse valor estiver sendo superestimado, um dos propulsores de crescimento do site perderá o ímpeto.

Não há nada de errado com um serviço que atrai dezenas de milhares de pessoas, mas, na internet, que tem um bilhão de usuários, dezenas de milhares é uma dimensão que às vezes se perde ao arredondar valores.

Caso a maioria das pessoas que experimentam o Second Life desistam (e elas o fazem), nós deveríamos adotar uma atitude mais cética diante de proclamações de que os Mundos Virtuais, tão alardeados mas nunca confirmados, agora enfim chegaram.

.

Este artigo foi originalmente publicado no blog coletivo sobre software social “Many 2 Many” e atualizado para esta edição de Trópico.


Tradução de Paulo Migliacci


link-se

Second Life – http://www.secondlife.com

PointCast: The Rise and Fall of an Internet Star - http://www.businessweek.com/1999/99_17/b3626167.htm

LambdaMOO - http://www.lambdamoo.info/

H. Rheingold. “The Virtual Community”. - http://www.rheingold.com/vc/book/5.html

SIGGRAPH Special Report: Web 3D graphics get boost as VRML 2.0 specification is approved (Agosto, 1996)- http://www.mitra.biz/press/nw_08_si.htm

Cory Linden. Use of CopyBot and Similar Tools a ToS Violation - http://blog.secondlife.com/2006/11/14/use-of-copybot-and-similar-tools-a-tos-violation/

Many2Many - http://many.corante.com/

Clay Shirky’s Writings About the Internet - http://www.shirky.com/

(Publicado em 3/5/2007)

.

Clay Shirky
É escritor e consultor, professor e ensaísta de assuntos relacionados aos efeitos sociais e econômicos das tecnologias de internet. Entre seus atuais clientes estão a Biblioteca do Congresso norte-americano, a BBC e a Nokia. É também professor-adjunto do programa de telecomunicação interativa na pós-graduação da Universidade de Nova York.

 
2