1
cosmópolis
MÍDIA

Giselle Beiguelman e Nelson de Sá discutem jornalismo e weblogs
Por José Augusto Ribeiro

Encontro da série "Trópico na Pinacoteca" acontece no sábado, dia 27, às 11h, com entrada gratuita

A difusão de informações alternativas publicadas nos diários online, conhecidos como weblogs, influencia os meios de comunicação tradicionais (TV, rádio e imprensa) há pelo menos dois anos. Isso se considerarmos que, durante a Guerra do Iraque, em 2003, o jornalismo amador dos “blogueiros” funcionou como material de agência de notícia para a grande imprensa do Ocidente, com fotografias e relatos feitos in loco. Também a atualização constante do noticiário sobre os atentados recentes em Madri (março de 2004) e Londres (julho de 2005) pautou e orientou jornalistas e cidadãos.

Esta relação entre a produção individual da notícia e o jornalismo tradicional é o assunto da edição de agosto da série de debates “Trópico na Pinacoteca”, no próximo dia 27, sábado, às 11h, no auditório da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Participam do encontro o jornalista Nelson de Sá e a artista Giselle Beiguelman, com mediação da antropóloga Esther Hamburger, co-editora de Trópico.

Nelson de Sá é colunista do jornal “Folha de S. Paulo” e crítico de teatro. Trabalhou como assistente de direção do encenador José Celso Martinez Corrêa, nas peças “As Boas” e “Ham-let”, dirigiu o espetáculo “4.48 Psicose” e publicou a coletânea “Divers/idade - um guia para o teatro dos anos 1990”. Em sua coluna “No Ar”, comenta o noticiário de imprensa, rádio, TV e internet.

Giselle Beiguelman é artista e professora da pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Edita a seção “Novo Mundo” da Trópico e colabora para as publicações “Leonardo Electronic Almanac”, “Iowa Web Review” e “Cibertext”. Dedica-se à produção artística digital e on-line, e é criadora dos premiados sites “O livro depois do livro” e “egoscópio”.


Trópico na Pinacoteca

Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Praça da Luz 2

Telefone: (11) 3229.9844

Dia: sábado, 27 de agosto de 2005, 11h

.

José Augusto Ribeiro
É jornalista, membro do conselho de editorial da revista "Número".

 
1