1
cosmópolis
DEBATE

“Trópico na Pinacoteca”: Nelson Brissac e Vladimir Safatle discutem a hipermodernidade

"Pós-Modernidade ou Hipermodernidade?" é o tema do próximo encontro "Trópico na Pinacoteca", em 28 de agosto (sábado), às 11h, na sede da Pinacoteca do Estado de São Paulo. O debate reúne o ensaísta e pesquisador Nelson Brissac e o professor de filosofia Vladimir Safatle. A mediação será feita pela crítica e curadora Lisette Lagnado, editora de Trópico.


As transformações nas estruturas sociais dos últimos 50 anos receberam definições que tentam caracterizar filosofica ou sociologicamente o nosso tempo e o nosso modo de vida. Hoje, como nos situarmos em relação à época moderna, iniciada no século 16, com sua confiança na razão e na ciência, na autonomia do homem e na vontade de dominação técnica do mundo?


Estaríamos agora na “pós-modernidade” (como sugeriu Lyotard) ou na “hipermodernidade” (como defende Lipovetsky, entre outros)? Vivemos uma "modernidade tardia" (Jameson), ainda encharcados de uma "modernidade líquida" (Bauman)? Ou estamos distantes o suficiente para enfrentar uma "modernidade reflexiva" (Giddens)? Entre negações e reafirmações, como se caracteriza, afinal, a nossa época: como superação ou como intensificação da era moderna? Eis algumas das questões que serão debatidas na Pinacoteca.


Nelson Brissac é doutor em filosofia pela Sorbonne e professor de comunicação e semiótica da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). É organizador do projeto de intervenções artísticas no espaço urbano Arte/Cidade e autor dos livros "A sedução da barbárie", "Cenários em ruínas", "Américas e paisagens urbanas" e "Intervenções urbanas - Arte/Cidade".


Vladimir Safatle é professor do  Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo e doutor em filosofia pela Universidade de
Paris VIII. Organizou o livro "Um limite tenso: Lacan
entre a filosofia e a psicanálise" e é autor de
"A paixão do negativo: modos de subjetivação e
dialética no pensamento lacaniano" (no prelo).


“Trópico na Pinacoteca”, organizado pela Pinacoteca do Estado e por Trópico, promove há três anos debates mensais sobre temas da atualidade cultural brasileira e internacional. Os encontros ocorrem sempre no último sábado do mês, no auditório do museu paulista, com entrada franca. Uma reportagem sobre o debate é publicada no mês seguinte em Trópico.


Trópico na Pinacoteca

Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Praça da Luz, 2, São Paulo

Telefone: (11) 229.9844

Dia: 28 de agosto de 2004, às 11h

Entrada: gratuita

 
 

 

 
1