1
novo mundo
ARTE ONLINE

Trópico na Pinacoteca
Por Trópico

O projeto Trópico na Pinacoteca realiza neste dia 30 de novembro seu quinto Encontro, Arte Online , com a presença de Giselle Beiguelman, artista de novas mídias, ensaísta e editora da seção "Novo Mundo" de Trópico e de Ivo Mesquita, crítico de arte e curador.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Pinacoteca do Estado e a revista eletrônica Trópico, do Uol, que tem por objetivo realizar debates mensais sobre temas da atualidade cultural brasileira e internacional, sempre no último sábado de cada mês, às 16h00, no auditório do Museu.

O quinto encontro Trópico na Pinacoteca vai apresentar trabalhos recentes de Giselle, como "Wop Art" de 2001, feito para telefones celulares, e obras que envolvem acesso público e alimentação de painéis eletrônicos pela internet, como "Leste o Leste" e "Egoscópio", ambos de 2002, resenhados em jornais como "The Guardian" e "The New York Times". Vários de seus trabalhos figuram em obras de referência da área e são expostos regularmente em mostras internacionais como Net_Condition (ZKM, Alemanha), Bienal de São Paulo.

Dando seqüência à natureza interdisciplinar do projeto, este Encontro contará com os comentários críticos de Ivo Mesquita, que vai discutir as relações da Arte Online com outras formas. A idéia é especular sobre as maneiras pelas quais a arte na era da internet oferece instrumental para a atualização de utopias modernistas como a apropriação cotidiana da arte, a interação, a incorporação do sujeito interlocutor, a transnacionalidade.

A mediação do debate será feita pela antropóloga crítica e professora Esther Hamburger, editora da revista Tropico. Um resumo do encontro será editado em Trópico após a sua realização. O endereço é http://www.uol.com.br/tropico.

Trópico

 
1